Feira dos Amores
10, 11 e 12 Dezembro 2025
Fotografia: Filipa Pinto da Silva
Design Gráfico: Filipa Pinto da Silva
A Feira dos Amores materializa o último capítulo de um ciclo de cinco anos: um percurso que começou com a Feira Não Cancelada e que agora encontra o seu fim natural. É uma celebração que reúne artistas convidados, e para a qual peças foram criadas propositadamente e são uma resposta ao desafio lançado.
O desejo de reinterpretar a tradição dos lenços de namorados materializou-se no convite feito à Inês Meneses para que selecionasse vinte frases suas. Divididas em dois grupos, essas palavras ganharam nova vida: as mais lúdicas foram entregues à Odisseia, que as bordou livremente em panos de linho; as mais românticas foram confiadas a Isabel Lara, que as bordou em panos antigos da sua própria colecção.
Da homenagem ao bordado de Castelo Branco pelas mãos da Catarina Tudela às peças em madeira do Mal Barbado, inspiradas na arte pastoril; das tapeçarias da Fantasque aos espelhos moldados em cerâmica por Maud Téphany e por Marta Cypel; e das serigrafias da Henriette Arcelin às chacotas da Viúva Lamego pintadas por Rúben Carrilo e Henriette Arcelin, a Feira dos Amores revela-se um coro múltiplo e inesperado sobre aquilo que nos move.
Esta feira marca também a estreia de The Byronettes, o alter ego mais erótico dos The Hunchback Society.
A estes artistas juntam-se Ania Grajek, Aramy Machry, Camille Hug, Diana Barbosa, Isa Toledo, Kate Toledo, Mariana a Miserável, Main Edition e Marisa Ferra tornando esta última feira a mais diversa do ciclo.