Coleções 2 . António Carmelo Aires
O livro Coleções #2 – Carmelo Aires apresenta uma das mais importantes coleções particulares de arte popular portuguesa da atualidade. Natural do Redondo, no Alentejo, Carmelo Aires iniciou-se na prática de colecionar ainda muito jovem, demonstrando interesse por diversas tipologias de objetos. Contudo, foi a cultura material da sua terra natal que mais o cativou, levando-o a reunir um notável acervo de olaria do Redondo, arte pastoril e utensílios antigos de cozinha.
Nesta obra, procuramos mostrar a sua coleção sob duas perspetivas: por um lado, através de uma seleção representativa de peças; por outro, investigando as motivações que levaram à sua formação, bem como os métodos de pesquisa e aquisição dos objetos.
Este volume é o segundo de uma série dedicada a coleções privadas de arte popular portuguesa. Insere-se no propósito de divulgar uma forma artística ainda relativamente marginalizada nos circuitos das belas-artes. Ao centrar-se em acervos particulares, a coleção oferece ao público a oportunidade de conhecer peças e conjuntos habitualmente inacessíveis, mas de grande relevância tanto histórica quanto estética.
Maria Manuela Restivo é antropóloga e investigadora É licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra, mestre em Museologia pela Universidade do Porto e doutorada em Estudos de Património – História da Arte pela mesma universidade, através de uma bolsa de estudos da FCT (2017-2022). Realiza investigação, exposições e publicações em torno das práticas artísticas populares e vernaculares. Atualmente é investigadora integrada do CRIA no âmbito do programa CEEC (2024-2030).
Coleções 2 · António Carmelo Aires
Coordenação Maria Manuela Restivo e Felipa Almeida
Edição Casa do Vinhal / Estúdio do Alhures e Felipa Almeida
120 páginas. Em Português.
17,5 x 25 cm
28€
Recolha disponível em Campo de Ourique por marcação.