Pomar

Curadoria para Fabricaal • 2023

Pomar é uma exposição com curadoria de Felipa Almeida para a Fabricaal.

A região de Reguengos de Monsaraz, onde se localiza a centenária unidade artesanal de produção de mantas alentejanas, com fortes tradições oleiras, bem como a ligação à terra e à mudança das estações, inspiraram Felipa Almeida na criação de um imaginário onde a lã e o barro se cruzam, colocando em diálogo duas artes tradicionais alentejanas, e celebrando a Primavera e os seus frutos.

As combinações únicas de cores e padrões das mantas da Fábrica Alentejana de Lanifícios transportaram a curadora para o universo de artistas, como Matisse e Amadeo de Souza-Cardoso, e para os seus mundos e ateliers.

Felipa Almeida definiu com a Fabricaal uma paleta de cores e convidou artistas para criarem peças únicas, que se apresentaram na Lisbon by Design.

Henriette Arcelin junta as mantas e as frutas no atelier de um artista numa pintura a óleo, e a partir daí criou peças de cerâmica. Rita Kroh concebeu uma peça escultórica de parede representando uma fruteira, a que deu forma usando as lãs da fábrica alentejana. Maud Téphany trabalhou na criação de um conjunto de peças em cerâmica, inspiradas nas frutas da estação.

Pomar apresentou-se na Lisbon by Design, mostrando obras únicas em diálogo com a mestria da Fabricaal.

Fotografia:

Filipa Pinto da Silva